Academia do Vinho

Academia do Vinho - 20 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

O vinho foi dado ao homem para acalmar suas fadigas - EURÍPIDES

Voltar

Professor Júlio Anselmo lança novo livro sobre vinhos
21-agosto-15  Evento

Professor mineiro, Dr. Júlio Anselmo de Sousa Neto lança novo livro A Volta ao Mundo em 20.000 Vinhos

CARLOS ARRUDA

Arquiteto, web designer, enófilo, professor, consultor e autor de artigos sobre vinhos, criador e diretor do site Academia do Vinho.

Facebook

É com grande satisfação que noticio aqui o lançamento de um novo livro do Professor Dr. Júlio Anselmo de Sousa Neto.


Júlio Anselmo é mineiro, tem quase três décadas de experiência com o vinho e se tornou conhecido fora de Minas por sua atuação na divulgação do vinho, destacando-se por suas palestras, cursos, degustações e consultorias, pela coautoria do site ´Academia do Vinho´ e do livro ´Guia dos Vinhos Brasileiros 2001´ e pela autoria de colunas em jornais mineiros e na revista ´Vinho Magazine´, bem como do seu livro de maior sucesso ´O Vinho no Gerúndio´.

Datas dos lançamentos do livro Volta ao Mundo em 20.000 Vinhos´:

 

BELO HORIZONTE - 27 de agosto (5a. feira) - 19 horas

Livraria Leitura - Shopping Pátio Savassi

Lojas 235 e 236 - Av. do Contorno, 6061 - Funcionários

 

RIO DE JANEIRO - 22 de setembro (3a. feira) - das 19 às 22 horas

Livraria da Travessa - Ipanema

R. Visconde de Pirajá 572 - Ipanema

 

SÃO PAULO - 30 de setembro (4a. feira) - das 19 às 22 horas

Livraria Cultura - Conjunto Nacional

Av. Paulista 2073 - Bela Vista

 

BRASÍLIA - 21 de outubro (4a. feira) - das 19 às 22 horas

Livraria Cultura - Shopping Iguatemi

SHIN CA 4 - Lote A - Piso Superior - Lago Norte

 

O livro ´Volta ao Mundo em 20.000 Vinhos´ surgiu a partir da observação de que os enófilos (amantes do vinho) compram guias de vinhos dos principais países vinícolas, sobretudo, os europeus, e os utilizam em suas compras e viagens enológicas. No entanto, esses guias geralmente contêm entre mil e duas mil páginas, com descrição e pontuação de dezenas de milhares de vinhos, o que os faz cansativos e de lenta leitura. Isto é importante, pois, geralmente, os enófilos iniciantes não gostam de ler longas descrições sobre vinhos, nem tampouco estão preocupados se o vinho X ganhou 90 ou 91 pontos do crítico Y ou Z. O autor teve, então, a ideia de congregar os principais países vinícolas do mundo em um só guia e mais ainda: fazer um guia que contivesse informações curtas e objetivas sobre as principais regiões vinícolas de cada país, sua indicação em mapas simplificados e uma relação dos seus melhores vinhos e produtores, apresentados em ordem alfabética, dos quais os de maior destaque estão indicados em negrito. O livro contém vinhos existentes no mercado até o primeiro semestre de 2015, mas, devido à constante entrada de novos vinhos no mercado, alguns deles poderão não constar nele, mas certamente estarão presentes na próxima edição. Trata-se, portanto, de um guia mundial, objetivo e ágil, propiciando ao leitor consultas rápidas em suas viagens e compras de vinhos.

Inicialmente, o livro abrangeria apenas os 12 mais importantes países vinícolas do mundo agrupados, como é feito usualmente, em Velho Mundo (Europa: França, Itália, Espanha, Portugal e Alemanha) e Novo Mundo (América do Sul: Chile, Argentina, Brasil e Uruguai / América do Norte: USA - Califórnia / África: África do Sul / Oceania: Austrália e Nova Zelândia). No entanto, o autor estendeu sua pesquisa a outros países e continentes e o livro acabou por contemplar 72 países!

Dividido em Velho e Novo Mundo, o livro começa pelas 44 nações vinícolas europeias, desde as mais famosas, como França, Itália, Espanha e Portugal, até as menos conhecidas, como Holanda, Eslovênia, Romênia e Croácia. Completando o Velho Mundo, são focalizados 8 países da Ásia. No Novo Mundo estão contemplados 20 países vinícolas, entre os quais se destacam Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Ou seja, ele contém mais de 20.0000 vinhos e/ou produtores de praticamente todos os países vinícolas existentes no mundo!

Outro diferencial do livro é que ele apresenta os 70 países vinícolas em três roteiros de viagem. O primeiro se inicia no Brasil em direção à Europa, nela entrando pela sua porção mais próxima, a Península Ibérica. Assim, o primeiro país europeu a ser explorado é Portugal, seguido da Espanha, depois França, Itália e assim sucessivamente, até o leste Europeu e Ásia. O segundo roteiro é o das Américas e a viagem vai do Brasil ao Uruguai, passa pela Argentina e se estende até os países da América do Norte. A África e a Oceania integram o último roteiro.

Além da sua riqueza de dados, o livro também presta um grande serviço ao trazer em suas últimas páginas o Curso de Iniciação ao Vinho. Ministrado pelo autor para mais de 5.000 mil pessoas, o texto atualizado traz um conteúdo necessário e fundamental para aqueles que ainda não possuem os conhecimentos básicos sobre a bebida. Nele, os leitores encontrarão a correta apreciação do vinho, sua história, a variedade de uvas, os métodos de elaboração, as etapas de degustação, a harmonização com a gastronomia e até mesmo dados estatísticos sobre o comércio mundial do vinho.

Que vocês, leitor e leitora, façam uma ótima viagem nesta ´Volta ao Mundo em 20.000 Vinhos´!

© 1997-2017 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada