Academia do Vinho

Academia do Vinho - 17 anos - O mais importante site sobre vinhos no Brasil

O enólogo é o cara que, diante do vinho, toma decisões e o enófilo é o cara que, diante das decisões, toma vinho - GROFF, Luiz

Voltar

França França - Sud-Ouest

Localização

Sud-Ouest é região da França.

Sub-Regiões

A região vinícola do Sud-Ouest possui as seguintes sub-regiões:

Béarn  (AOC)

Bergerac  (AOC)

Cahors  (AOC)

Côtes de Duras  (AOC)

Côtes du Frontonnais  (AOC)

Gaillac  (AOC)

Haut Montravel  (AOC)

Irouléguy  (AOC)

Jurançon  (AOC)

Madiran  (AOC)

Marcillac  (AOC)

Monbazillac  (AOC)

Montravel  (AOC)

Pacherenc du Vic-Bilh  (AOC)

Pécharmant  (AOC)

Rosette  (AOC)

Saint Mont  (AOC)

Saussignac  (AOC)

 

Mapa vinícola do Sud-Ouest

Mapa vinícola do Sud-Ouest


Existem ainda no sudoeste 6 sub-regiões AOVQDS (Appellation d’Origine Vins Délimités de Qualité Supérieure ): Côtes de Millau, Côtes du Bulhois, Côtes du Marmandais, Entraygues, Fel, Lavilledieu e Tursan.

A Região

O Sudoeste, situado ao sul da cidade de Bordeaux, estende-se a oeste até a fronteira com a Espanha, sendo uma das regiões de maior tradição enogastronômica da França.

Curiosamente, sub-regiões desta AOC estão encravadas dentro da região da AOC Bordeaux. Os seus vinhos são inconfundíveis, pois são elaborados a partir de grande variedade de uvas antigas, hoje raramente encontradas em outras regiões do país.

Algumas AOC guardam histórias interessantes:

O Madiran tem tradição de tintos da uva Tannat, e foi daqui que essa variedade partiu para se tornar a principal uva do Uruguai.

Cahors produz vinhos varietais de Malbec, ali chamada de Côt ou Auxerrois. Daqui essa uva foi levada para a Argentina, onde se tornou o principal produto e criou um novo estilo, de repercussão mundial.

Bergerac, próxima a Bordeaux, produz vinhos rústicos e potentes, e é o cenário da célebre peça Cyrano de Bargerac, escrita em 1897 por Edmond Rostand e encenada muitas vezes no teatro e no cinema.

Dados de Produção do Sud-Ouest
Variedades Tintas:Auxerrois (Côt ou Malbec), Braucol (Fer Servadou), Cabernet Sauvignon, Duras, Gamay, Mansenge, Mauzac, Merlot, Syrah e Tannat
Variedades Brancas:Arrufiat (Baroque), Len-de-L’el (Loin-de-Loeil), Mansenge Blanc, Mauzac Blanc, Petite Manseng, Gros Manseng

© 1997-2014 Academia do Vinho - Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada