Casta de uva branca de superior qualidade, original do vale do Loire (norte da França), já próximo do Atlântico, responsável pelo famoso Vouvray. Como todas as uvas brancas, é particularmente sensível ao terroir, de modo que fora da França não é tão famosa, mas dá vinhos muito bons, em especial na África do Sul, e também em outros países do Novo Mundo. No Brasil tem tido algum sucesso.
Como em outras castas francesas, em nenhum lugar do mundo conseguiu-se reproduzir vinhos Chenin blanc com a categoria dos Vouvray do vale do Loire.
Os vinhos Vouvray são a expressão máxima da Chenin blanc, e de modo similar ao que ocorre com a Chardonnay na Borgonha, são vinhos com corpo, estrutura, sabor e bouquet. Apresentam perfeito equilibrio entre acidez e doçura (sensaçao) devido a correta evoluçao do álcool. São vinhos brancos que podem durar 10, 15, 20 anso. Os chenin blanc do Novo Mundo não tem essa exuberancia, nunca.
Basicamente o mesmo que os Chardonnay, talvez aceitando um pouco melhor queijos amarelos, sendo uma boa pedida para fondues de queijo. (aliás fondue de queijo é com vinho branco de bom corpo, ou mesmo tinto leve, nunca cabernet ou carmenère)
© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada