Importante casta tinta espanhola, produzindo saborosos vinhos de bom corpo, equilibrados, com taninos suaves. Em geral, o vinho dessa casta é oferecido como crianza e roble (carvalho). Não são vinhos de muita guarda, alcançando bem 3 a 4 anos após colocação no mercado, mas não muito mais. Na França, região Languedoc-Roussillon, é conhecida como Mourvédre - na verdade é dificil dizer se da França foi para Espanha, ou vice-versa.
na Espanha espalha-se pelo Leste, em Alicante, e Nordeste, Priorato e Penedés; também chamada Morastell, na Catalunia; na região de Alicante (leste Espanha, na costa) é chamada Alicante. Na França, nas regiões Languedoc-Roussillon, Rhône e Provence, é conhecida como Mourvédre.
em geral, os vinhos de Monastrell (mesmo que tenham uma parcela de Garnacha) são mais encorpados que os de Tempranillo, resultando em sabores mais densos e mais presença de taninos; aromas de frutas vermelhas maduras, e os de "crianza" com nítidos sabores e aromas secundarios (café, tabaco, baunilha, cedro, mentol). Boa persistencia.
o descritivo da degustaçao indica clima mais frio, comidas mais "encorpadas" -- carnes, assados, queijos (claros para constraste), molhos complexos e untuosos. Tomate náo. Peixe jamais!
© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada