MENU TOPO
Voltar
Bordeaux - Médoc
Localização

Médoc é uma sub-região da região de Bordeaux.

Notícias do Médoc

26-maio-18
Geadas tardias podem comprometer a safra 2018 em Bordeaux
Uma forte geada atingiu parte da região de Bordeaux no início de junho, afetando Péssac-Léognan, Blaye, Bourg e Cognac.
01-março-18
Geadas históricas comprometem a safra 2017 em Bordeaux
A colheita de 2017 sofreu muito pela geada histórica do final de abril, culminando pelas fortes chuvas de granizo que caíram no final de agosto, sobre algumas Apelações.

Introdução Mais

Situado em uma estreita faixa entre o rio Gironde e o Atlântico, essa sub-região responde pelos mais prestigiados vinhos de Bordeaux e até da França.

Aqui se localizam os célebres Châteaux, distribuídos nas 8 apelações: Médoc, Haut-Médoc, Saint-Estèphe, Pauillac, Saint-Julien, Listrac, Moulis e Margaux.


Apelações

A região vinícola do Médoc possui 9 apelações:

> Crus Bourgeois  (AOC)
> Haut-Médoc  (AOC)
> Listrac - Médoc  (AOC)
> Margaux  (AOC)
> Médoc  (AOC)

> Moulis  (AOC)
> Pauillac  (AOC)
> Saint-Estèphe  (AOC)
> Saint-Julien  (AOC)

Mapa vinícola do Médoc

Mapa vinícola do Médoc

Vinhos da Sub-região do Médoc

Os vinhos mais tradicionais do Médoc são os tintos de corte, aqui no Médoc usa-se o típico corte bordalês: 60% Cabernet Sauvignon e 40% Merlot, em média

Outras uvas como a Petit Verdot, em versão moderna, e também Cabernet Franc, Malbec (Côt) ou Carmenère, são usadas em pequenas proporções para aportar complexidade aos cortes.

Elegantes por natureza, a principal característica dos tintos do Médoc é a longevidade: os vinhos podem evoluir por décadas, crescendo em complexidade e elegãncia.

Esses atributos criaram um prestígio mundial, e muitos rótulos das principais apelações são disputados pelos consumidores, podendo alcançar preços muito elevados.

O mercado mundial registrou na última década um crescimento do comércio dos vinhos de Bordeaux no Oriente, principalmente para o Japão, China e Hong-Kong, e essa tendência se mostrou concentrada praticamente nos vinhos do Médoc, fazendo-os embaixadores do vinho de Bordeaux na Ásia.

Geografia e Clima

A sub-região do Médoc é bastante plana e de pequena altitude em relação ao nível do rio Gironde e do Atlântico, possuindo no alto verão temperaturas altas e um clima abafado.

Porém, a influência dos ventos frescos vindos do mar no final da tarde e durante a noite cria uma diferença de temperatura importante, o que garante uma maturação suave e um equilíbrio inigualável nos vinhos.

Esse terroir privilegiado é explorado pelos felizes vinicultores do Médoc de forma sutil, suas técnicas de elaboração são focadas na exaltação das características naturais dos vinhos, sem grandes interferências como acontece no Novo Mundo.

© 1997-2021 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada