MENU TOPO
Uruguai
Introdução Mais

A vinicultura do Uruguai se localiza principalmente no sul do país, junto ao litoral do estuário do Rio da Prata, onde estão as mais destacadas regiões produtoras, e ao norte, junto à fronteira com o Brasil, principalmente ao longo da região de Santana do Livramento.

Regiões Mais

Uruguai possui 10 regiões vinícolas: ... (veja mais)

Mapa vinícola do Uruguai

Mapa vinícola do Uruguai

Vinhos do Uruguai

O Uruguai é um pequeno país sul americano, com 3,3 milhões de habitantes e apenas 177.000 km2.

A população é formada por uma diversidade baseada em origens européias (espanhóis, italianos e franceses), com comportamento pouco sul-americano e raízes mais ligadas ao espírito gaúcho.

O Uruguai adotou como sua uva emblemática a Tannat, trazida pelo espanhol Pascoal Harriague do sudoeste da França. Graças aos bons resultados na produção de vinhos dessa uva, hoje se intitula O país do Tannat

Curiosamente, muitos produtores ainda se referem à Tannat como... Harriague!

A Tannat tem um estilo natural mais rústico, mas pode produzir vinhos varietais de alto nível com técnicas mais apuradas de elaboração, mas aqui surgem bons vinhos de corte, onde a presença de Merlot ou Cabernet Sauvignon cria vinhos mais macios e elegantes.

Vale a pena prestar atenção nos cortes com Cabernet Franc, vinhos agradáveis e muito gastronômicos.

Principais Variedades de Uvas Tintas

Tannat - 1707 ha
Merlot - 731 ha
Cabernet Sauvignon - 468 ha
Cabernet Franc - 264 ha
Marselán - 130 ha

Principais Variedades de Uvas Brancas

Ugni Blanc - 674 ha
Sauvignon Blanc - 141 ha
Chardonnay - 120 ha

Geografia e Clima Mais

O Uruguai está situado entre os paralelos 30º e 35º sul, ficando na zona temperada, com grande potencial vitivinícola, similar à Argentina, Chile, África do Sul e Nova Zelândia.

A Tannat e a saúde

A Tannat é uma uva de grande potencial fenólico, sendo citada pelos enólogos brasileiros como `uva tintureira´ pois foi muito usada em cortes com outras tintas para reforçar a cor dos vinhos.

Recentes estudos técnicos comprovaram que exatamente por isso a Tannat é a uva que produz a maior concentração de Resveratrol, substância encontrada nas cascas das uvas tintas e conhecida pelo benéfico efeito anti-oxidante no organismo humano.

História

O território do Uruguai era originalmente povoado pelos índios Charruas, o que começou a mudar com as invasões portuguesas a partir de 1680.
Em seqüência aí chegaram os espanhóis, desencadeando uma guerra em 1825 que culminou com a Declaração de Independência e criação da República del Uruguay em 1828.
A vinicultura uruguaia de qualidade foi impulsionada a partir de 1980 com a criação do INAVI - Instituto Nacional de Vitivinicultura, que promoveu em 1992 um estudo de avaliação do potencial vinícola das regiões do país.

Créditos

Dados de produção INAVI 2017

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada